«

»

Conhecendo o Fisiquês do Enem: O antes, o hoje e o que mais cai.


A Física, na prova do ENEM, é abordada de forma diferente daquela tradicional, típica da maioria das aulas de ensino médio do século passado. Era um fisiquês que privilegiava o aluno que possuía maior habilidade matemática. Resolver uma simples questão de plano inclinado era um desafio trigonométrico, pois exigia conhecimento das fórmulas do seno do arco metade, seno da soma de arcos…lembro-me como se fosse hoje… “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá: Seno A Cosseno  B, Seno B Cosseno A e o sinal daqui é o mesmo de lá”.  A consequência direta desta abordagem era a necessidade de decorar um tribilhão de fórmulas de física e matemática. Se por um lado, a habilidade de calcular era mais desenvolvida, por outro, a física era destinada apenas aos “geniozinhos”, capazes de realizar peripécias algébricas sem a compreensão razoável dos conceitos físicos.

Não entendam isto como uma crítica negativa ao trabalho dos meus companheiros de sala de aula. Era uma realidade natural e adequada àquela época. Meus professores, meus heróis foram frutos dessa geração e tenho muito orgulho, como ex-aluno e como professor, da forma que fui ensinado, no entanto, “Vi vovó atrás do toco” –  V=Vo+at ou “Força resultante é má” –  Fr=m.a e outros macetes que ajudam a memorizar as fórmulas mais importantes não são suficientes em uma prova estilo ENEM.

O entendimento dos conceitos físicos básicos, suas aplicações na compreensão dos fenômenos da natureza ou gerados pela mão humana, além de uma competente habilidade de leitura e interpretação formam o tripé do fisiquês falado no ENEM. A situação está tão dramática que o candidato que assimila esta lógica e, portanto, fala esta língua consegue render muito na prova, sem se matar de estudar. Em contra partida, há super-alunos do ensino médio que simplesmente não sabem nem como começar a estudar.

A pergunta é sempre a mesma: quais são os tópicos que mais caem?
Resposta: http://especificadefisica.com.br/category/vestibulares/enem-vestibulares/dicas

Neste link, vocês irão encontrar a divisão de todos os itens do novo ENEM, segundo os tópicos da Física. Aproveitem, foi feito com carinho!Olho no olho, me diga uma coisa: Preparado para abrir mão das merecidas férias e mergulhar fundo em busca da sua vaga? De posse dos tópicos que mais caem, como estudá-los?  Da forma tradicional?
Vou compartilhar este segredo, mas esta é a história para um outro artigo…Até a próxima!
Artigo escrito pela Específica de Física e publicado no InfoEnem – O maior Portal do Enem - http://www.infoenem.com.br/